NORMAS PARA INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas entre 20/03 e 20/05 de 2025 pelo site do evento. O evento cobrará taxa de publicação para pesquisadores/as que apresentem proposta de comunicação para as modalidades Anais com ISBN e/ou E-book com ISBN. Seguem, abaixo, as orientações sobre envio de resumo, pagamento de taxa de publicação, critérios de seleção e publicação. As inscrições para ouvintes serão gratuitas e disponíveis a partir de maio de 2025.
O evento tem uma projeção de 10 vagas por simpósio para apresentação presencial e 10 vagas para apresentação remota. Para participantes ouvintes nas demais atividades do evento, serão disponibilizadas 100 vagas.
Atenção: O evento será presencial nos dia 04 e 05/06 e de forma remota no dia 06/06.
INSCRIÇÕES PARA OUVINTE
Prazo de Inscrição: Os ouvintes podem se inscrever de forma gratuita apenas pelo SIGAA entre 10 de maio e 02 de junho de 2025 até o total de 100 vagas.
Público alvo: As inscrições para ouvintes estão abertas a toda a comunidade acadêmica e profissionais da área.
Como efetivar sua inscrição para ouvinte: siga os passos do SIGAA/UFS, no período de inscrição: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao
INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES COM TAXA DE PUBLICAÇÃO
Para apresentação de comunicação em simpósio temático, envio de resumo (em anexo em formato Word) e comprovante de depósito da taxa de publicação para o e-mail do evento: senalic@gmail.com.
No ato da inscrição, o participante deve indicar se apresentará o trabalho de modo presencial ou de modo remoto. Devido ao limite de vagas dos simpósios e o número de inscritos, a Comissão organizadora poderá fazer ajustes para que todos apresentem seus trabalhos.
Prazo de Inscrição: As propostas de resumos devem ser enviadas entre 20 de março e 20 de maio de 2025.
Por ser um evento híbrido, haverá sessões de comunicações presenciais dias 04 e 05/06 na Didática VII do Campus de São Cristóvão e apresentações remotas via Google Meet na sexta dia 06/06.
Atenção: Cada pesquisador/a só poderá apresentar um trabalho como autor/a ou coautor/a (SÓ PODE SER COAUTOR/A O PROFESSOR/A ORIENTADOR/A). Sugere-se que sejam apresentadas pesquisas já concluídas ou em fase de finalização relacionadas aos estudos literários e abordagens afins.
Público alvo: As inscrições para apresentação de comunicações podem ser feitas por pesquisadores vinculados à área de Letras e afins:
- graduando/a vinculado/a ao PIBIC/IC (Essa modalidade exige a coautoria do/a orientador/a )
- graduado – com pesquisa feita no PIBIC ou no TCC (Essa modalidade exige a coautoria do/a orientador/a )
- mestrando/a, (Essa modalidade NÃO exige a coautoria do/a orientador/a)
- doutorando/a, (Essa modalidade NÃO exige a coautoria com orientador/a)
- pesquisador/a com mestrado.
- pesquisador/a com doutorado.
Como efetivar sua inscrição para apresentar comunicação: Para concretizar sua inscrição e ter direito ao certificado de apresentação de comunicação, o participante deverá pagar a(s) taxa(s) de publicação conforme sua formação acadêmica e anexar ao e-mail: senalic@gmail.com, que deverá ser enviado com os seguintes dados pessoais e o seu resumo:
Atenção: havendo co-autor, o pagamento da taxa será de acordo com a titulação de casa um/a, sendo obrigatório o pagamentos dos dois proponentes.
NOME COMPLETO (SEM ABREVIATURAS): exemplo – CRISTINA AUGUSTA SOUSA NUNES |
CPF: |
Instituição de vínculo: |
Formação acadêmica: |
E-mail: |
1 – Modelo de resumo:
Formato da página: versão em Word em folha A4: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
Formato doc, de 5 a 8 linhas, Garamond, tamanho 10, espaço simples);
Simpósio: (especificar o simpósio que gostaria de apresentar)
Tipo de apresentação: Presencial ou Remota
Título: (Só a primeira e palavras próprias em maiúsula EM NEGRITO)
Autor/a: (seguido da formação e vínculo com programa e IES: Cristina Augusta Nunes (mestranda/PPGL/UFS)
Coautor: (quando for o caso – só coloque o nome de seu orientador se ele for escrever junto e fique atento ao pagamento das duas duas taxas)
Resumo:
Palavras-chave:
Exemplo:
SIMPÓSIO: As faces do modernismo/regionalismo brasileiro
Tipo de apresentação: Presencial ou Remota
TÍTULO: Histórias de terror contra as mulher em Mariana Enríquez
Autor: Maria Juliana Duarte (doutoranda/PPGL/UFS)
Resumo: O resumo deve ser bem objetivo, claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte, metodologia, obra e autor analisado. Dê relevância ao seu objetivo e ao campo teórico que será usado para chegar aos resultados desejados com o limite mínino de cinco linhas e o máximo de oito linhas.
Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por vírgula.
Taxa de publicação: No ato de submissão do seu resumo, você deve anexar o comprovante da taxa de publicação conforme sua formação acadêmica e os valores correspondente ao mês de pagamento.
Para a taxa de publicação, a operação bancária pode ser feita, por meio de depósito/transferência ou PIX, na conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 3546-7
Conta: 53.447-1
CNPJ: 28.097.956/0001-72 (para transferência bancária)
Titular da conta: Editora Criação / Adilma Menezes Oliveira
OU PIX pelo CNPJ da editora: 28097956000172
VALORES DA TAXA DE PUBLICAÇÃO EM REAL – MOEDA BRASILEIRA
Categoria dos participantes | Valor até 30/03 | Valor até 30/04 | Valor até 20/05 |
---|---|---|---|
Graduando/a vinculado/a ao Pibic/IC | R$ 40,00 | R$ 50,00 | R$ 60,00 |
Graduado/a ou especialista | R$ 50,00 | R$ 60,00 | R$ 70,00 |
Mestrando/a | R$ 50,00 | R$ 60,00 | R$ 70,00 |
Mestre ou doutorando/a | R$ 60,00 | R$ 70,00 | R$ 80,00 |
Doutor/a | R$ 70,00 | R$ 80,00 | R$ 90,00 |
Observação: Apenas em caso de resumo não aprovado e não ajustado a partir das orientações dos/as avaliadores/as, a taxa de publicação será devolvida.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE COMUNICAÇÕES
Cada pesquisador/a só poderá apresentar um trabalho como autor/a ou coautor/a (SÓ PODE SER COAUTOR/A O/A PROFESSOR/A ORIENTADOR/A). Sugere-se que sejam apresentadas pesquisas já concluídas ou fase de conclusão relacionadas aos estudos literários ou abordagens afins.
Critérios acadêmicos para seleção de resumo:
- fundamentado teoricamente e respeitando a estrutura de um trabalho científico com uma síntese: objetivo, recorte, campo teórico, resultados esperados;
- deve estar adequado ao simpósio selecionado;
- pautado pelo ineditismo e sem marcas de plágio de trabalhos anteriores (resumos e textos já publicados em outros eventos serão descartados pelo Conselho Editorial).
Atenção: O certificado de apresentação será fornecido somente a autores/as que efetivamente apresentarem. Quando o/a autor/a não puder apresentar, não será permitida a apresentação por terceiro/a.
Atenção: Só serão aceitos resumos dentro dos prazos e seguindo as normas publicadas nesta Chamada.
PUBLICAÇÕES
Os participantes que apresentarem comunicação poderão enviar o texto completo para publicação nos Anais desta edição de 10/06 a 30/06/2025. O evento selecionará os melhores textos (indicados por pareceristas) para serem publicados em formato digital: Anais do evento, e-book. Esses textos poderão passar por outras etapas de avaliação.
Nos eventos anteriores, temos organizado coletâneas e Anais com textos dos pesquisadores que participam do evento disponíveis no site da Editora Criação: https://editoracriacao.com.br/c/silc/
CRITÉRIOS E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO
- Ter o texto aprovado pelo Conselho Editorial com os seguintes critérios: respeito à nova ortografia da Língua Portuguesa; adequação na fundamentação teórica e na estrutura de trabalho científico: apresentação, aportes teóricos, desenvolvimento/análise, considerações finais e referências atualizadas.
- Providenciar a revisão de língua portuguesa do texto, quando recomendado pelo/a parecerista.
Opções de publicação:
E-book composto pelos textos selecionados de professores/as doutores/as palestrantes e convidados/as, prioritariamente.