NORMAS PARA INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas entre 20/03 e 20/05 de 2025 pelo site do evento. O evento cobrará taxa de publicação para pesquisadores/as que apresentem proposta de comunicação para as modalidades Anais com ISBN e/ou E-book com ISBN. Seguem, abaixo, as orientações sobre envio de resumo, pagamento de taxa de publicação, critérios de seleção  e publicação. As inscrições para ouvintes serão gratuitas e disponíveis a partir de maio de 2025.

O evento tem uma projeção de 10 vagas por simpósio para apresentação presencial e 10 vagas para apresentação remota. Para participantes ouvintes nas demais atividades do evento, serão disponibilizadas 100 vagas.

Atenção: O evento será presencial nos dia 04 e 05/06 e de forma remota no dia 06/06.

INSCRIÇÕES PARA OUVINTE

Prazo de Inscrição: Os ouvintes podem se inscrever de forma gratuita apenas pelo SIGAA entre 10 de maio e  02 de junho de 2025 até o total de 100 vagas.

Público alvo: As inscrições para ouvintes estão abertas a toda a comunidade acadêmica e profissionais da área.

Como efetivar sua inscrição para ouvinte: siga os passos do SIGAA/UFS, no período de inscrição: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao

INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES COM TAXA DE PUBLICAÇÃO

Para apresentação de comunicação em simpósio temático, envio de resumo (em anexo em formato Word) e  comprovante de depósito da taxa de publicação para o e-mail do evento: senalic@gmail.com.

No ato da inscrição, o participante deve indicar se apresentará o trabalho de modo presencial ou de modo remoto. Devido ao limite de vagas dos simpósios e o número de inscritos, a Comissão organizadora poderá fazer ajustes para que todos apresentem seus trabalhos.

Prazo de Inscrição: As propostas de resumos devem ser enviadas entre 20 de março e 20 de maio de 2025.

Por ser um evento híbrido, haverá sessões de comunicações presenciais  dias 04 e 05/06 na Didática VII do Campus de São Cristóvão e apresentações remotas via Google Meet na sexta dia 06/06.

Atenção: Cada pesquisador/a só poderá apresentar um trabalho como autor/a ou coautor/a (SÓ PODE SER COAUTOR/A O PROFESSOR/A ORIENTADOR/A). Sugere-se que sejam apresentadas pesquisas já concluídas ou em fase de finalização relacionadas aos estudos literários e abordagens afins.

Público alvo: As inscrições para apresentação de comunicações podem ser feitas por pesquisadores vinculados à área de Letras e afins:

  1. graduando/a vinculado/a ao PIBIC/IC (Essa modalidade exige a coautoria do/a orientador/a )
  2. graduado – com pesquisa feita no PIBIC ou no TCC (Essa modalidade exige a coautoria do/a orientador/a )
  3. mestrando/a, (Essa modalidade NÃO exige a coautoria do/a orientador/a)
  4. doutorando/a, (Essa modalidade NÃO exige a coautoria com orientador/a)
  5. pesquisador/a com mestrado.
  6. pesquisador/a com doutorado.

Como efetivar sua inscrição para apresentar comunicação: Para concretizar sua inscrição e ter direito ao certificado de apresentação de comunicação, o participante deverá pagar a(s) taxa(s) de publicação conforme sua  formação acadêmica e anexar ao e-mail: senalic@gmail.com, que deverá ser enviado com os seguintes dados   pessoais e o seu resumo:

Atenção: havendo co-autor, o pagamento da taxa será de acordo com a titulação de casa um/a, sendo obrigatório o pagamentos dos dois proponentes.

NOME COMPLETO (SEM ABREVIATURAS): exemplo – CRISTINA AUGUSTA SOUSA NUNES
CPF:
Instituição de vínculo:
Formação acadêmica:
E-mail:

1 – Modelo de resumo:

Formato da página: versão em Word em folha A4: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.

Formato doc, de 5 a 8 linhas, Garamond, tamanho 10, espaço simples);

Simpósio:    (especificar o simpósio que gostaria de apresentar)

Tipo de apresentação: Presencial ou Remota

Título:  (Só a primeira e palavras próprias em maiúsula EM NEGRITO)

  Autor/a:  (seguido da formação e vínculo com programa e IES: Cristina Augusta Nunes (mestranda/PPGL/UFS)

  Coautor: (quando for o caso – só coloque o nome de seu orientador se ele for escrever junto e fique atento ao pagamento das    duas duas taxas)

Resumo:

Palavras-chave:

Exemplo:

SIMPÓSIO: As faces do modernismo/regionalismo brasileiro

Tipo de apresentação: Presencial ou Remota

TÍTULO: Histórias de terror contra as mulher em Mariana Enríquez

Autor: Maria Juliana Duarte (doutoranda/PPGL/UFS)

Resumo: O resumo deve ser bem objetivo, claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte, metodologia, obra e autor analisado. Dê relevância ao seu objetivo e ao campo teórico que  será usado para chegar aos resultados desejados com o limite mínino de cinco linhas e o máximo de oito linhas.

Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por vírgula.


Taxa de publicação: No ato de submissão do seu resumo, você deve anexar o comprovante da taxa de  publicação conforme sua formação acadêmica e os valores correspondente ao mês  de pagamento.

Para a taxa de publicação, a operação bancária pode ser feita, por meio de depósito/transferência ou PIX, na  conta corrente:

Banco do Brasil
Agência: 3546-7
Conta: 53.447-1
CNPJ: 28.097.956/0001-72 (para transferência bancária)

Titular da conta: Editora Criação / Adilma Menezes Oliveira  
OU PIX pelo CNPJ da editora: 28097956000172

VALORES DA TAXA DE PUBLICAÇÃO EM REAL – MOEDA BRASILEIRA

Observação: Apenas em caso de resumo não aprovado e não ajustado a partir das orientações dos/as avaliadores/as, a taxa de publicação será devolvida.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE COMUNICAÇÕES

Cada pesquisador/a só poderá apresentar um trabalho como autor/a ou coautor/a (SÓ PODE SER COAUTOR/A O/A PROFESSOR/A ORIENTADOR/A). Sugere-se que sejam apresentadas pesquisas já concluídas ou fase de conclusão relacionadas aos estudos literários ou abordagens afins.

Critérios acadêmicos para seleção de resumo:

  1. fundamentado teoricamente e respeitando a estrutura de um trabalho científico com uma síntese: objetivo, recorte, campo teórico, resultados esperados;
  2. deve estar adequado ao simpósio selecionado;
  3. pautado pelo ineditismo e sem marcas de plágio de trabalhos anteriores (resumos e textos já publicados em   outros eventos serão descartados pelo Conselho Editorial).

Atenção: O certificado de apresentação será fornecido somente a autores/as que efetivamente apresentarem. Quando o/a autor/a não puder apresentar, não será permitida a apresentação por terceiro/a.

Atenção: Só serão aceitos resumos dentro dos prazos e seguindo as normas publicadas nesta Chamada.

PUBLICAÇÕES

Os participantes que apresentarem comunicação poderão enviar o texto completo para publicação nos Anais desta edição de 10/06 a 30/06/2025.  O evento selecionará os melhores textos (indicados por pareceristas) para serem publicados em formato digital: Anais do evento, e-book. Esses textos poderão passar por outras etapas de avaliação.

Nos eventos anteriores, temos organizado coletâneas e Anais com textos dos pesquisadores que participam do evento disponíveis no site da Editora Criação: https://editoracriacao.com.br/c/silc/

CRITÉRIOS E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO

  1. Ter o texto aprovado pelo Conselho Editorial com os seguintes critérios: respeito à nova ortografia da Língua Portuguesa; adequação na fundamentação teórica e na estrutura de trabalho científico: apresentação, aportes teóricos, desenvolvimento/análise, considerações finais e referências atualizadas.
  2. Providenciar a revisão de língua portuguesa do texto, quando recomendado pelo/a parecerista.

Opções de publicação:

E-book composto pelos textos selecionados de professores/as doutores/as palestrantes e convidados/as, prioritariamente.