O Seminário Nacional Literatura e Cultura foi organizado pela primeira vez entre 7 e 9 de agosto de 2009 pelo pelo GELIC (UFS/CNPq) em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Crimes, Pecados e Monstruosidades (CPM/UFMG). No primeiro momento, os organizadores Carlos Magno Gomes, Josalba Fabiana dos Santos e Ana Maria Leal Cardoso pensaram em iniciar parcerias e intercâmbios com pesquisadores/as brasileiros/as para o desenvolvimento da Pós-Graduação em Estudos Literários em Sergipe.  Esta edição  contou com pesquisadores da UFS e colegas e de outros programas e teve como resultado a publicação dos Anais e um livro com os conferencistas oriundos/as de Programas de pós-graduação. Foi prestada homenagem a Francisco Dantas e Antônio Carlos Viana, que estiveram presentes no evento. Participaram os pesquisadores convidados Júlio Jeha (CPM/UFMG), Lyslei Nascimento (CPM/UFMG), Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa, Maria Lúcia Dal Farra (UFS/CNPq).

 

O II Seminário Nacional Literatura e Cultura aconteceu nos dias 27 e 28 de maio de 2010 e teve como meta ressaltar a importância dos Estudos Literários tanto na graduação  quanto na pós-graduação e foi organizado pelo Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC/UFS/CNPq) em parceria com o Núcleo de Pós Graduação em Letras (NPGL/UFS). Esta edição contou com a participação de pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Crimes, Pecados e Monstruosidades (CPM/UFMG). Participaram os pesquisadores condiados Júlio Jeha (CPM/UFMG), Lyslei Nascimento (CPM/UFMG), Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa.

O III Seminário Nacional Literatura e Cultura aconteceu no período de 6 a 8 de junho de 2011 e foi organizado pelo GELIC (UFS/CNPq), pelo Núcleo de Pós- Graduação em Letras (NPGL/UFS) e pelo Núcleo de Estudos sobre Crimes, Pecados e Monstruosidades (CPM/UFMG). Esta edição teve como meta priorizar os estudos literários e artísticos a partir de suas fronteiras e tensões entre o estético e o cultural. Foi prestada homenagem ao artista plástico sergipano Cícero Alves dos Santos, reconhecido nacionalmente como Véio. A edição contou com conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação relacionadas a simpósios. Participaram os pesquisadores condiados Júlio Jeha (CPM/UFMG), Lyslei Nascimento (CPM/UFMG), Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa, Maria Lúcia Dal Farra (UFS/CNPq).

O IV Seminário Nacional Literatura e Cultura aconteceu no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe, nos dias 3 e 4 de maio de 2012, com conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. A edição reuniu pesquisadores/as interessados/as em debater as relações entre documentos, fotos, diários, cartas, memórias com o espaço literário e foi organizada pelo Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC/UFS/CNPq) e pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFS) em parceria com o Núcleo de Estudos Crimes, Pecados e Monstruosidades (CPM/UFMG). A conferência de abertura foi sobre a Fotobiografia de Clarice Lispector  proferida pela  Profa. Dra. Nádia Gotlib (USP). Participaram dessa edição as pesquisadoras  Lúcia Osana Zolin (UEM), Christina Ramalho, Maria Goretti Ribeiro (UEPB) e Maria Lúcia Dal Farra (UFS/CNPq).

O V Seminário Nacional Literatura e Cultura aconteceu nos dias de 29 e 30 de maio de 2014 e foi organizado pelo GELIC (UFS/CNPq) e pelo CPM da UFMG com apoio do PPGL e do PROFLETRAS – unidade de Itabaiana- UFS. As atividades foram desenvolvidas no Campus de São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe. Esta edição abriu espaço para um debate mais aprofundado sobre AS NARRATIVAS ÉPICAS E O IMAGINÁRIO DO MAL a partir de diferentes abordagens teóricas que perpassem os estudos interdisciplinares do épico, das questões mítico-simbólicas, das identidades femininas e das representações dos crimes e do mal na literatura. Participaram dessa edição os/as pesquisadores/as Carlinda Fragale Pate Nuñez (UERJ/CNPq), Ana Maria Lisboa de Mello (PUC/RS), Marcos Martinho dos Santos (USP/CNPq), Júlio Jeha (UFMG/CNPq), Enivalda Nunes Freitas e Souza (UFU), Constância Lima Duarte (UFMG/CNPq), Maria de Fátima Berenice Cruz (UNEB) e Sandra Sacramento (UESC).

O VI Seminário Nacional Literatura e Cultura aconteceu no Campus de São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe, nos dias 23 e 24 de abril de 2015, com conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação e teve como objetivo central divulgar e promover reflexões  sobre a crítica literária e o ensino de literatura na na Pós-graduação em Letras. Esta edição propôs diferentes debates sobre As Literaturas de Língua Portuguesa e o Ensino de Literatura a partir de variadas abordagens teóricas que perpassem a crítica literária e do ensino de literatura, na tentativa de traduzir o legado da modernização das literaturas vernáculas nos continentes Europeu, Americano e Africano. Esta edição contou com a participação da professora Catherine Dumas, da Universidade de Paris III, uma pesquisadora das Literaturas de Língua Portuguesa, Maria Lúcia Dal Farra (UFS/CNPq),  Elódia Xavier (UFRJ), Júlio Jeha (UFMG/CNPq), Enivalda Nunes Freitas e Souza (UFU).


O VII Seminário Nacional Literatura e Cultura aconteceu no Campus de São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe, nos dias 22 e 23 de agosto de 2016, e teve como o objetivo divulgar  e promover reflexões sobre os Estudos Literários: Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Crítica Literária e o Ensino de Literatura. A edição foi organizada pelo GELIC (UFS/CNPq) e pelo Grupo de Pesquisa Figurações do Feminino (UFS/CNPq) e teve o apoio do PPGL e do PROFLETRAS – unidade de  Itabaiana-UFS. Esta edição prestou uma homenagem ao escritor Antonio Carlos Viana, um dos maiores contistas contemporâneos da atualidade, que traz as tensões humanas para o texto literário de uma forma peculiar por sua delicada relação com a ética. Participaram desta edição, além do escritor homenageado, Armando Gens (UERJ), Maria Ivonete Santos Silva (UFU), Julio Jeha (UFMG), Prof. Dr. Júlio França (UERJ), Josalba Fabiana dos Santos (UFS), Fabio Mario da Silva (UNIFESSPA), Luiz Eduardo Oliveira ,Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento, Maria Goretti Ribeiro (UEPB),  Ana Leal Cardoso (UFS), José Ricardo Carvalho (UFS).

O VIII Seminário Nacional Literatura e Cultura e I Seminário Internacional Literatura Cultura aconteceu de forma remota via plataforma do Youtube, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2020,e teve como o objetivo divulgar e promover reflexões sobre os Estudos Literários: Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Crítica Literária e o Ensino de Literatura. A edição foi organizada pelo GELIC (UFS/CNPq) e pelo CIMEEP (UFS) e teve o apoio do PPGL e do PROFLETRAS – unidade de Itabaiana-UFS. Participaram como convidados desta edição: Rildo Cosson (UFPB), Ana Crelia Dias (UFRJ), Neide Luzia Rezende, Luciana Borges (UFG), Tiago Silva (IFS), Maria de Fátima Berenice Cruz (UNEB), Lúcia Zolin (UEM),  Suely Leite (UEL), Josalba Fabiana dos Santos (UFS), Osmar Oliva (UNIMONTES) Fernando de Mendonça (PPGL/UFS), Marli Walker (UNEMAT), Ana Leal Cardoso, Patrícia Lopes da Silva (UNIMONTES/UFU), Isa Severino (Instituto Politécnico da Guarda/Portugal) Jonas Leite (UPE), Fabio Mario da Silva (UNIFESSPA), Maria Aparecida Fontes (Università degli Studi di Padova – Itália), Anélia Montechiari Pietrani (UFRJ), Alexandre de Melo Andrade (UFS/PPGL).

O XV Seminário Nacional Literatura e Cultura e II Seminário Internacional Literatura e Cultura foi organizado pelo Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC) e o Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP)  e contou  com participação de pesquisadores convidados de universidades estrangeiras e de diversos programas de pós-graduação da área de Letras/Estudos Literários das cinco regiões brasileiras. O evento, que acontece por meio de plataformas digitais nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2021. Entre os palestrantes, contamos com a contribuição internacional dos professores: Charlotte Krauss (U. de Poitiers), Ioannis Kioridis (U. Abierta Griega e U. Belgrado) e Juan Héctor Fuentes (U. Buenos Aires). Entre as colaborações nacionais, destacamos as palestras de Algemira de Macêdo Mendes (UESPI), Elódia Xavier (UFRJ), Eurídice Figueiredo (UFF/CNPq), Izabel Brandão (UFAL/CNPq), Lauro Iglesias Quadrado (UFBA), Marcos Martinho (USP/CNPq), Márcia Valéria Martinez de Aguiar (UNIFESP), Maria Cláudia Rodrigues Alves (UNESP), Maria do Rosário Alves Pereira (CEFET/MG), Thays Keylla de Albuquerque(UEPB), Tiago Silva (UFBA) e Valter Cesar Pinheiro (UFS).

O X  Seminário Internacional Literatura e Cultura  (SILC/SENALIC) compactou os nomes nacional e internacinal e foi organizado pelo (GELIC), pelo (CIMEEP) e por pesquisadores do PPGL/UFS, Carlos Magno Gomes e Valter Cesar Pinheiro. Esta edição prestou homenagem ao centenário de realização da SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922.  O evento aconteceu  por meio de plataformas digitais nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022, com conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. Participaram desta edição os pesquisadores Michel Riaudel (Sorbonne Université), Flávia Camargo Toni (IEB/USP), Camila Ventura Frésca (USP), Manoel Aranha Corrêa do Lago (UNIRIO), Ana Maria Lisboa de Mello (UFRJ), Susana Souto Silva (UFAL), Anélia Montechiari Pietrani (UFRJ), Constância Lima Duarte (UFMG/CNPq), Regina Maria Salgado Campos (USP), Renata Rufino da Silva (CEFET/RJ), Cristiane Rodrigues de Souza (UFMS), Solange Fiuza Cardoso Yokozawa (UFG/CNPq), Alexandre de Melo Andrade (UFS/CNPq), Maria Luiza Guarnieri Atik (Mackenzie), Cristhiano Motta Aguiar (Mackenzie), Christina Ramalho (UFS/CIMEEP),  Cristina Beatriz Fernández (Universidad Nacional de Mar del Plata, UNMDP), Karina Marques (Université de Poitiers).


Pesquisas publicadas

  • O IMAGINÁRIO DO MAL ENTRE OS GREGOS – Carlinda Fragale Pate Nuñez
  • COINCIDÊNCIAS ABSURDAS: RICOEUR E ATANÁSIO – Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
  • REESCREVENDO O LABIRINTO – Josalba Fabiana dos Santos
  • MAL E CRIME NO LABIRINTO – Lyslei de Souza Nascimento
  • A FICÇÃO DE CRIMES NORTE-AMERICANA E O MAL MODERNO – Julio César Jeha
  • “MALES QUE VÊM PARA O BEM”: O MAL NA FICCIONALIDADE EXPATRIADA DE PAUL BOWLES – Carlos eduardo Japiassú de Queiroz e João Augusto de Medeiros Lira
  • FISSURAS DA RAZÃO: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS EM ÁLVARES DE AZEVEDO, JOSÉ DE ALENCAR E MACHADO DE ASSIS – Daniel Serravalle de Sá
  • EXPERIÊNCIAS DO CÁRCERE – Afonso Henrique Fávero
  • O MAL-ESTAR EM EU E OS ATUAIS RETRATOS DA MISÉRIA HUMANA – Christina Ramalho
  • O ARQUÉTIPO DO MAL EM ALINA PAIM – Ana Maria Leal Cardoso
  • O IMAGINÁRIO DA BRUXA NO CONTO POPULAR – Maria Goretti Ribeiro
  • A VIOLÊNCIA EM PATRÍCIA MELO – Lúcia Osana Zolin
  • UM FATASMA RONDA “A HORA DA ESTRELA” – Carlos Magno Gomes