EMENTA E SIMPÓSIOS
O XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E CULTURA (SILC) propõe a ampliação e a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos estudos literários de pós-graduação e tem como meta aprofundar o debate sobre os variados processos de Leitura Literária no espaço escolar e em diversos locais de formação de leitores, além de articular reflexões sobre a produção literária, dando destaque para os estudos das literaturas brasileiras e estrangeiras pensadas em contextos coloniais. Esta edição traz diferentes perspectivas dos estudos sobre leitura sobretudo de obras que tragam um olhar de revisão do passado com visões críticas para apontar um imaginário de soluções sociais.
Entre os principais temas, propomos reflexões mais particulares sobre Criação e Recepção Literárias a partir de contribuições interdisciplinares, para ressaltar aspectos dos Estudos comparados, Estudos Culturais, Estudos da Tradução, Estudos Afro-brasileiros, Estudos Épicos, Estudos Feministas, Estudos de Gênero, Estudos Decoloniais, Estudos da Recepção e dos Letramentos Literários. Nesse sentido, esta edição abre o debate para diferentes recortes dos estudos literários em diversos contextos, ressaltando obras e autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que nos convidam a revisarmos as desigualdades sociais e as questões ideológicas presentes na historiografia literária.
Respeitando a diversidade de pesquisas dos Estudos Literários e Culturais, o espaço dos simpósios está, portanto, aberto a propostas de comunicação com diversas abordagens críticas:
Simpósio 1: As faces do modernismo/regionalismo brasileiro
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos estudos de narrativas regionalistas brasileiras, em diferentes momentos da história, desde o Romantismo, passando pelo Modernismo e sua retomada na Literatura Contemporânea. Serão aceitos trabalhos referentes ao debate em torno de obras, autores/as por meio de variadas abordagens sobre o regional como tessitura literária local e/ou nacional.
Simpósio 2: O imaginário mítico e social na literatura
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos Estudos do Imaginário Mítico com ênfase nas abordagens psicológicas e psicanalíticas propostas por Jung, Campbell, Lacan, Freud, entre outros. Serão, portanto, aceitos trabalhos fundamentados em teorias da área dos Estudos do Imaginário aplicadas a textos literários e culturais.
Simpósio 3: Estudos épicos do clássico ao contemporâneo
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos Estudos Épicos, que contemplem suas mais diferentes manifestações e formas, desde a épica clássica à contemporânea. Serão aceitos trabalhos referentes ao debate em torno da epopeia e seus subgêneros como a narrativa épica, o cinema épico, o teatro épico e outras formas híbridas e as teorias épicas.
Simpósio 4: Literatura indígina e representações dos povos originários
Autores como Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Graça Graúna, Eliane Potiguara, entre tantos/as outros/as escritores/as, ampliam os sentidos da literatura indígena com uma estética para além das memórias e dos ritos dos povos originários. Diante dessa expressiva produção literária, este simpósio recebe textos de autores/as indígenas e daqueles/as que trazem reflexões decoloniais, deixando para trás as restrições do “bom selvagem” como Iracema, Ubirajara e Peri, para construir textos voltados para privilegiar as contribuições desse povo para a literatura brasileira com suas histórias e estéticas orais.
Simpósio 5: Estudos decoloniais das literaturas brasileiras e estrangeiras
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas às obras literárias que tenham como tema central questões étnico-raciais, com destaque para as reflexões afro-brasileiras e afro-americanas acerca de autores/as ou obras em diferentes gêneros literários. Serão aceitos trabalhos fundamentados pelo debate em torno do lugar de fala dos afrodescendentes, tanto em textos nacionais como estrangeiros em que as questões da colonialidade imposta seja questionada na luta contra o racismo e a misoginia para dar visibilidade à cultura e história de resistência dos povos africanos e seus descendentes.
Simpósio 6: Estudos de gênero e da sexualidade na literatura
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos Estudos de Gênero/Sexualidade com destaque para o debate em torno das diferentes formas de violências e sexualidades contra mulheres, gays, lésbicas, homens e mulheres trans, representadas em textos literários e outras artes. Serão aceitos trabalhos referentes aos questionamentos dos preconceitos e exclusões das identidades não hegemônicas e que valorizam representações de resistência conforme as diferentes performances de gênero.
Simpósio 7: Estéticas da autoria feminina brasileira e estrangeira
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos estudos de textos de autoria feminina, com respaldo para a crítica feminista e os estudos de gênero voltados para a compreensão das diferentes formas da opressão e da luta pelos direitos da mulher representados no texto literário. Serão aceitos trabalhos que abordem questões de resistência feminina e feminista, descentrando identidades tradicionais e questionando os padrões patriarcais. Este simpósio discute também questões de resgate de escritoras e os principais temas da autoria feminina contemporânea.
Simpósio 8: Autoria e processos de criação literária
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos estudos da autoria e os processos de criação literária em diversas perspectivas estéticas e políticas, ressaltando as relações entre as opções artísticas de um/a autor/a e o contexto social de produção dessa literatura. Interessa-nos a identificação da biblioteca que compõe a obra do/a escritor/a estudado/a e suas intertextualidades explícitas e implícitas, desde que comprovadas por marcas do texto produzido. Serão aceitos trabalhos que tragam reflexões sobre acervos, cartas, diários e biografias que ampliem informações sobre os processos de criação literárias do/a autor/a estudado.
Simpósio 9: Literatura sergipana: do estético ao histórico
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos estudos dos textos de autores/as sergipanos/as de diferentes contextos. Da crítica de Sílvio Romeno, passando pelos romances de Amando Fontes e Alina Paim, desembocando na frondosa produção contemporânea de ficcionistas e poetas como Francisco Dantas, Antônio Carlos Viana e Maria Lúcia Dal Farra. Serão aceitos trabalhos que façam resgates autores/as sergipano/as e que se interessam pelos/as autores/as que publicam na atualidade.
Simpósio 10: Narrativas contemporâneas brasileiras e estrangeiras
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos estudos de diferentes abordagens sobre romances e contos brasileiros e estrangeiros, dando destaque para as especificidades históricas e políticas dessas produções e suas propostas estéticas inovadoras. Serão aceitos trabalhos sobre questões relacionadas ao narrador, suas personagens, aspectos metanarrativos, autoficção, as narrativas de si, memórias etc.
Simpósio 11: Estudos da poesia brasileira e estrangeira
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas ao estudo da poesia desde suas concepções clássicas às manifestações contemporâneas. O enfoque pode ser dado às diferentes formas do texto lírico em variados contextos, ressaltando o papel da poesia como uma produção estética ou de resistência contra as injustiças sociais. Serão aceitos trabalhos referentes às diferentes abordagens teóricas do estudo da poesia, abrindo espaço para as manifestões líricas da tradição oral como o cordel e as canções, entre outras.
Simpósio 12: Direito e Literatura
O Simpósio tem a proposta de estabelecer diálogos sobre as interseções entre direito e literatura ampliando as condições hermenêuticas do direito através das narrativas literárias, artísticas e culturais. Busca acolher propostas que problematizem a dimensão literária dos direitos humanos e direitos fundamentais, articulando a questão humanística entre direito e literatura, fortalecendo o diálogo entre direito e humanidades. Nesse sentido, visa promover reflexões sobre a estética jusliterária numa abertura de perspectivas e visões emancipatórias do leitor sobre o engajamento social e crítico do direito.
Simpósio 13: Estudos de tradução em diferentes perspectivas
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos Estudos Comparados entre obras originais e suas adaptações/traduções em diferentes momentos da história e também aos estudos de diferentes relações entre literatura e outras artes e mídias. Serão aceitos trabalhos referentes à análise de tradução de obras literárias em diferentes idiomas e trabalhos com abordagens intersemióticas e interartísticas entre literatura e outras artes. As obras analisadas podem ser tanto literária como das diferentes manifestações artísticas e culturais de um povo.
Simpósio 14: Ensino de literatura e formação de leitores/as
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas às reflexões do Ensino de Literatura para a Educação Básica e superior a partir de propostas de intervenção que explorem aspectos do letramento literário, das teorias da recepção e da formação do/a leitor/a literário/a. Serão aceitos trabalhos que privilegiem estudos da recepção, da literatura infanto-juvenil ou juvenil, letramento literário, práticas de ensino de literatura, educação literária.
Simpósio 15: Literatura Surda e cultura surda
Este simpósio recebe propostas de comunicação relacionadas aos estudos das obras destinadas à cultura surda, valorizando aspectos da identidade surda e da acessibilidade em Libras. Serão aceitos trabalhos que tragam reflexões sobre o ensino de literatura para surdos e sobre as diferentes formas de adaptações dos clássicos para a cultura surda a partir das multimodalidades e dos multiletramentos. Serão aceitos trabalhos sobre a criação literária em Libras em suas diferentes vertentes performáticas. Este simpósio contará com intérpretes de Libras para as apresentações.