8h: Credenciamento
Local: Hall do Auditório da Reitoria
9h: Show Musical
9h e 30min: Solenidade de abertura
10h: Conferência 1
11h: Conferência 2
14h: Mesa-redonda 1 – Políticas linguísticas e educacionais
16h: Comunicações livres
9h: Mesa-redonda 2: O Iluminismo e seus paradoxos
14h: Mesa-redonda 3:
Produção, circulação e recepção de escritos no século XVIII
Local: auditório 203 da Didática VII
16h: comunicações livres
9h: Mesa-Redonda 5: Iluminismo e reformas do ensino
14h: Mesa-Redonda 5: História e Historiografia
16h: Lançamento de livros
Local: Auditório da Adufs
18h: Conferência de encerramento
O IV SIMPÓSIO POMBALINO INTERNACIONAL terá como tema “Perspectivas interdisciplinares sobre o Iluminismo e seus paradoxos”. Desde fins do século XX, com a emergência de campos como a psicanálise, a pós-modernidade, o pós-colonialismo, a teoria queer e os estudos feminista, as críticas ao Iluminismo, como movimento filosófico e cultural europeu, multiplicaram-se. Sua rejeição busca desconstruir o seu legado, apontando suas numerosas contradições e limitações patriarcais e eurocêntricas. Paradoxalmente, a diversidade global de culturas, visões do mundo e estilos de vida do mundo contemporâneo continua precisando, mais do que nunca, da promessa emancipatória de liberdade e democracia. Este evento centra-se num território disciplinar que é comum à história da educação e aos estudos linguísticos.
Seus objetivos são os seguintes:
Rever e discutir criticamente conceitos como Iluminismo, universalismo e colonialismo, enfatizando suas complicações transatlânticas, práticas e processos de mediação cultural desde o século XVIII à era digital;
Analisar o modo como a política educacional pombalina instaurada no século XVIII para suas colônias estabeleceu um padrão moderno para os imperialismos linguísticos que se estendeu aos séculos seguintes até a era digital, identificando as estratégias de internacionalização da língua portuguesa em suas relações acadêmico-científicas, bem como no tratamento dos imigrantes e refugiados;
Identificar e analisar as representações e legado de Pombal e sua relação com o Iluminismo no Brasil e na Europa, na historiografia, na literatura, nas políticas linguísticas e educacionais, no cinema e na cultura pop, do século XVIII à era digital.
O evento terá sessões de Comunicações livres, nos seguintes eixos temáticos
A Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P./UFS) tem o prazer de convidar a todo(a)s o(a)s interessados(a) a submeter trabalhos para o IV Simpósio Pombalino Internacional, que vai ocorrer de forma presencial entre os dia 14 e 16 de maio do corrente ano no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. Este ano, o IV SPI terá como tema “Perspectivas interdisciplinares sobre o Iluminismo e seus paradoxos”.
Sua rejeição busca desconstruir o seu legado, apontando suas numerosas contradições e limitações patriarcais e eurocêntricas. Paradoxalmente, a diversidade global de culturas, visões do mundo e estilos de vida do mundo contemporâneo continua precisando, mais do que nunca, da promessa emancipatória de liberdade e democracia.
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12. Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12. Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Luiz Eduardo Meneses De Oliveira
Edna Maria Matos Antonio
Elaine Maria Santos
Pablo Antonio Iglesias Magalhaes
Sandro Marcio Drumond Alves Marengo
José Eduardo Franco
Joaquim Tavares da Conceição
Marcos Fonseca Ribeiro
Jose Carlos de Araujo Silva
Renata Ferreira Costa Bonifacio
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira
Pablo Sotuyo Blanco
Cristina de Cassia Pereira
Joaquim Tavares da Conceição
Raquel Meister Ko Freitag
José Eduardo Franco
Desde sua fundação, em 2021, a Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P./UFS) tem promovido, a cada ano, o Simpósio Pombalino Internacional, com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
A primeira edição do evento ocorreu de forma híbrida, presencial e remota. A parte presencial será realizada no dia 29/11, a partir das 9h, no Auditório da Reitoria, onde ocorrerá a cerimônia e a conferência de abertura, que contará com as presenças do Magnífico Reitor da UFS, Prof. Dr. Valter Joviniano de Santana Filho, e do Presidente do Instituto Camões, Dr. João Ribeiro de Almeida. A Conferência de abertura ficará a cargo do Prof. Dr. José Eduardo Franco (Cátedra de Estudos Globais / Universidade Aberta e Portugal).
A partir do dia 30/11, a programação passou a ser remota e o evento foi transmitido ao vivo pelo canal TV UFS, do Youtube. Buscando congregar estudantes, professore(a)s, pesquisadore(a)s e interessado(a)s em geral, a Cátedra Marquês de Pombal organiza o II Simpósio Pombalino Internacional entre os dias 26 e 30 de setembro se 2022, na UFS, de forma híbrida.
O evento teve como tema “POMBAL E OS PROJETOS DE BRASIL: reflexões em torno do bicentenário da independência” e contou com a participação de especialistas de várias partes do Brasil e de Portugal. O III Simpósio Pombalino Internacional ocorreu de forma presencial entre os dias 3 e 5 de junho de 2024 na Universidade Federal de Sergipe.
Nesta edição, o tema foi: Paradoxos do Iluminismo: uma homenagem a Kenneth Maxwell, e contou com a presença do professor, que, na ocasião, será também agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFS. Os vídeos das edições do evento podem ser vistos no canal da Cátedra Marquês de Pombal do Youtube:
Você precisa fazer login para comentar.