ATRAVESSAMENTOS DE PESQUISAS ENTRE SOCIEDADE E CULTURA – 2004 – 2024

O Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade e Cultura é constituído por pesquisadores, mestrandos e doutorandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UFS e ao CNPq. Os laços epistêmicos e o pulsar da dinâmica acadêmica, plural, divergente, conflituosa, mas, democrática, justificam a intenção em empreender pesquisas conjuntas, pois cada um dos pesquisadores foi ou é responsável por projetos individuais de teses e dissertações com estreita vinculação às manifestações e expressões culturais.
O Grupo desenvolve pesquisas no âmbito da Geografia Cultural privilegiando as interfaces Cultura, Sociedade, Representações Sociais e Sustentabilidade do Patrimônio Material e Imaterial. Na academia vem contribuindo com desenvolvimento de abordagens teórico metodológicas sobre Manifestações Culturais, Paisagens, Representações Sociais, Percepção, Indicadores, dentre outras; com atuante participação em congressos e eventos científicos e permanente orientação de dissertações. Paralelamente, mantém grupo de estudos em que paradigmas e procedimentos da realidade social passaram a ser discutidos com a recorrência das categorias identidade, cotidiano, cidadania, território, paisagem, representações sociais, memória, dentre outros.
O Grupo consolida-se em 2004, com a execução do projeto “Avaliação socioeconômica de áreas sob influência da Indústria do Petróleo”, firmando sua repercussão nos planos social e político com o convênio CENPES/PETROBRAS (2003-2006) e com a Universidade Federal Norte Fluminense. O envolvimento com aspectos culturais é fortalecido com a execução do “Inventário Cultural dos Territórios de Planejamento de Sergipe – Manifestações e expressões culturais tradicionais, enraizadas e ressignificadas/contemporâneas” (2009), em convênio com o Governo do Estado. Além dessa pesquisa citam-se a participação no Edital Pró-Cultura/MINC/CAPES, com o projeto “A dimensão territorial das festas e do turismo: estudo comparativo do patrimônio imaterial em Goiás, Ceará e Sergipe” e, a execução do projeto “Grandes projetos e Identidades Locais: desafios e possibilidades de comunidades costeiras de Sergipe”.
Nesse contexto, participa com os governos estadual e municipais da organização de eventos em nível nacional como o “Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras e da Jornada Arthur Bispo do Rosário” (2012-2018), com outras instituições de ensino e pesquisa e, organiza, desde 2015, edições do Seminário “Tempos e Espaços da Pesquisa Qualitativa”.

Posts Similares