Guia formativo para docentes da rede básica com foco em educação ambiental crítica
Este Guia formativo é fruto da pesquisa de Mestrado intitulada “Da denúncia estrutural ao anúncio de uma proposta de formação continuada em Educação Ambiental: realidades, desafios e perspectivas da Educação Básica no município de São Cristóvão-SE”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) por meio do Edital 09/2021.
Apresentamos este guia não como um manual rígido a ser seguido à risca, mas como uma possibilidade para a promoção da formação continuada dos docentes da rede municipal de São Cristóvão-SE, baseada na epistemologia ambiental. Acreditamos que, dessa forma, ele poderá servir como inspiração para outras realidades, adaptando-se às suas particularidades e enriquecendo seus contextos educativos.
A educação para o/no ambiente é como entendemos esta educação ambiental que lutamos e difundimos. Nosso lugar no mundo não é de omissão, tampouco de indiferença, pois tudo o que decidimos e fazemos reflete no outro. A sociedade que vivemos e atuamos, especialmente no Brasil, é reflexo da educação que muitas vezes negligencia as questões socioambientais, resultando em desigualdades e crises que assolam todo o país. Por isso, reiteramos que nosso público-alvo são os professores da Educação Infantil; professores dos anos iniciais do ensino fundamental; e professores dos anos finais do ensino fundamental. Porém, também podem beneficiar-se educadores de outras etapas e modalidades de ensino. Convidamos todos a refletirem sobre suas práticas e a se engajarem em uma formação que promova a sensibilização ambiental e a justiça social.