Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Educação Básica: conceitos, experiências e possibilidades de aplicação na sala de aula
É prazeroso apresentar este e-book Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Educação Básica: conceitos, experiências e possibilidades na sala de aula, aos(às) leitores(as). Trata-se de uma obra recheada de desafios, afinal, trabalhar com Metodologias e Abordagens Ativas associadas ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) significa romper com práticas de um ensino tradicional que não faz mais sentido na educação contemporânea.
O conteúdo do livro é marcado pela escrita de estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Sergipe, de pesquisadores(as) do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA/CNPq/UFS), de estudantes e pesquisadoras da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), e de professores(as) da rede pública estadual de Educação Básica de Sergipe. Todos(as), sem exceção, têm assumido o compromisso de transformar a sala de aula utilizando Metodologias e Abordagens Ativas em suas práticas de aula.
Os capítulos se entrelaçam em uma rede de conceitos, procedimentos e atitudes que norteiam a prática docente durante a formação continuada. A obra explora o impacto e a aplicação das Metodologias Ativas e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino público sergipano. Dividido em três seções, a obra oferece uma visão abrangente e prática sobre essas abordagens inovadoras.
A primeira seção apresenta capítulos teóricos com discussões sobre os conceitos fundamentais que norteiam o uso das TDICs, Ensino Híbrido, Estudo de Caso e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), fornecendo um embasamento teórico para educadores(as), coordenadores(as) e gestores(as). Além das perspectivas teóricas, os(as) autores(as) constroem caminhos que convidam os(as) leitores(as) a refletirem sobre a prática docente e estratégias para aplicação dos temas abordados na sala de aula.
Na segunda seção, os(as) professores(as) da rede estadual de ensino, participantes do projeto “Metodologias Ativas e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em escolas da rede pública de Sergipe”, compartilham relatos com suas experiências na implementação das TDICs e Metodologias Ativas em suas aulas, destacando os desafios, soluções e resultados práticos obtidos. Os escritos mostram o protagonismo dos(as) docentes ao colocar em prática os conhecimentos que foram construídos durante as formações.
Por fim, a terceira seção reúne um compilado dos planos de aula detalhados, que exemplificam como a aprendizagem ativa pode ser aplicada de forma eficaz no ensino básico, servindo como um guia prático para educadores interessados em transformar suas práticas pedagógicas.
Vale a pena conferir e debruçar-se sobre a leitura, tão essencial para professores(as), coordenadores(as) e gestores(as) que buscam inovar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem utilizando as Metodologias e Abordagens Ativas e as TDICs no contexto da educação pública.
Professora Dra. Sindiany Suelen Caduda dos Santos – UFS
Professora Dra. Débora Moreira de Oliveira – UFS
Professora Ma. Elaine Fernanda dos Santos – SEDUC/SE
Dra. Rísia Rodrigues Silva Monteiro – PPGECIMA/UFS