ONDAS DO CONHECIMENTO: O ENSINO DE ESPANHOL NA RÁDIODIFUSÃO BRASILEIRA (1935-1954)

O livro que se apresenta aqui é um desses materiais inéditos que acrescenta uma série de informação relevante sobre o papel da radiodifusão no ensino de espanhol no Brasil, especialmente entre os anos 1935 e 1954. A temática é de suma relevância porque, além de contribuir de modo geral com os conhecimentos sobre a história do ensino de espanhol no Brasil, contribui especificamente para reflexões sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino de línguas. O texto aponta que, ao investigar o ensino de espanhol através do rádio, mostra claramente que a temática não é nova; pelo contrário, remonta a quase um século e acompanha, de fato, os diferentes avanços tecnológicos no país.
O texto apresentado é extremamente relevante para a história do ensino de espanhol no Brasil porque discute questões de conjuntura mais ampla com relação à história da radiodifusão e à história do ensino de línguas no Brasil além de apresentar aspectos relevantes do ensino de espanhol, como a relação entre formação de professores, políticas linguísticas públicas, produção de material didático e o uso do rádio.
Considerando o atual momento política do ensino de espanhol no Brasil, com sua retirada da educação básica, o livro mostra e reforça que todas as ações e conquistas obtidas na área no Brasil são sempre resultado de lutas e conquistas, com o apoio de pessoas chave. O livro tem um sabor de ânimo e força para as lutas que os professores de espanhol enfrentam no Brasil, convidando-os a não desistirem.

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