Plantas Medicinais – Catálogo
Este catálogo é parte dos resultados do projeto “Coleção herborizada de plantas medicinais para o ensino de botânica” que foi desenvolvido por docentes da rede estadual de educação do Estado de Sergipe e estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), os quais participaram do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola – Bolsas IC Jr/SEDUC, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) (Edital FAPITEC/SE/SEDUC/SE Nº 02/2022).
O projeto teve como objetivo produzir uma coleção herborizada de plantas medicinais para ser utilizada como recurso didático pelos docentes do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB) nas aulas de botânica, bem como despertar o interesse dos estudantes pela Etnobotânica e pela pesquisa científica.
O material botânico coletado foi herborizado e incorporado ao acervo do Herbário Didático do Colégio Estadual Murilo Braga (Herbário CEMB). A identificação das espécies deu-se por meio de consulta à bibliografia especializada e comparação com as exsicatas do Herbário da Universidade Federal de Sergipe (Herbário ASE), disponíveis na rede speciesLink (CRIA, 2023).
Este livro apresenta ao leitor, além das fotografias de 40 espécies de plantas com propriedades medicinais, a nomenclatura vernácula (nome popular), seguida do nome científico, família botânica, forma de vida (hábito) e origem de cada espécie, dados verificados no site da Flora e Funga do Brasil (2023). Também são disponibilizadas informações quanto à parte da planta utilizada, bem como sua atividade terapêutica, obtidas da literatura científica (LORENZI; MATOS, 2021).
Ao final deste livro encontram-se disponíveis os índices de nomes populares e científicos para facilitar a busca das espécies, e a bibliografia utilizada que pode ser consultada para maior conhecimento sobre o assunto.
Esta obra pode ser utilizada, em sala de aula, como um recurso didático, e além disso, por ter uma linguagem simples, didática e ilustrativa, contribui com o processo de alfabetização científica não apenas da comunidade escolar como da população em geral.