Programa Paradesporto Brasil em Rede: o paradesporto em seus diferentes contextos

Esta obra é fruto de um trabalho de mobilização que desde 2020 procura através da Secretaria Nacional do Paradesporto (SNPAR) democratizar o paradesporto em todas as regiões do país. Na época, a SNPAR em conjunto com o Ministério da Cidadania e Secretaria Especial do Esporte firmou parceria com Instituições de Ensino Superior para mobilizar uma rede com representantes regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Esta rede inicialmente teve a parceria da Universidade Federal de Sergipe como núcleo de gestão integrada.
Contribuíram para a realização da obra representantes das mais diversas instituições de ensino superior (Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal de Catalão – UFCAT, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Universidade Federal de Sergipe – UFS, Universidade Estadual de Roraima – UERR, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Universidade do Pará – UFPA, Faculdade de Educação a Distância – FAEAD, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE), grupos de pesquisa (Laboratório de Educação Física e Paradesporto – ParEFLab, Grupo de Estudos em Treinamento Físico e Esportivo – GET, Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos – GPEOP), Programas de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento – PPGCM-UFS, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – PPGCMH-UFPA, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Reabilitação – PPGREAB-UFBA), além de universidades estrangeiras como a Canadian University Dubai (UEA) e a Universidade da Beira Interior (POR).
A obra foi dividida em duas partes: parte 1 capítulos no idioma português e parte 2 caderno de resumos (português, inglês e espanhol). A parte 1 foi estruturada em três seções, para facilitar o alinhamento das áreas pertinentes à temática, a primeira seção é composta por dez capítulos, que englobam os desafios para a implementação de projetos paradesportivos assim como exemplos de estruturação. A segunda seção possui cinco capítulos voltados para as experiências pedagógicas para iniciar atividades esportivas em projetos paradesportivos e por fim na terceira seção, composta por cinco capítulos, apresentamos procedimentos para avaliar e monitorar os participantes dos projetos paradesportivos. Nossa intenção foi ampliar a discussão para um maior número de pessoas, estendendo desta forma a visibilidade em relação à cada seção temática.

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