Questões para (re)pensar o patrimônio educativo: acervos, espaços de memória e impressos escolares
A presente obra é fruto de dois Projetos que se intercalam, um Projeto de Pesquisa aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes Processo: 404241/2021-2 intitulado como “Os jornais estudantis em Sergipe (1874-1959): práticas educativas pela ótica dos discentes do secundário” tendo a Universidade Federal de Sergipe como instituição executora em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc/SE). Juntamente com o Projeto para realização do Evento “XII Seminário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense: o patrimônio educativo em questão” e II Workshop “Os jornais estudantis em Sergipe” aprovado no Edital FAPITEC/SE/FUNTEC Nº 11/2023 – PRAEV EM ÁREAS ESTRATÉGICAS.
O livro discute sobre o patrimônio educativo a partir de acervos, centros de memória e impressos, com as lentes analíticas de distintos pesquisadores/as que tratam do acervo da Câmara dos Deputados de Brasília, de um Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas); Centro de Memória da Formação Docente do Instituto de Educação Rui Barbosa (Cierb) e do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS (Cemdap). Dos acervos e centros de memória emergem análises mais específicas sobre os impressos escolares, com foco nas revistas e jornais.
Juntos/as em duas mesas intituladas “Acervos e fontes: desafios e possibilidades para as pesquisas históricas” e “Espaços de memória escolar e fontes para a escrita da História da Educação: questões para (re)pensar o patrimônio educativo” os/as pesquisadores/as Juarez Tuchinski dos Anjos, Ivanildo Gomes dos Santos, Rosemeire Marcedo Costa, Joaquim Tavares da Conceição, Maria Teresa Santos Cunha, Cristiani Bereta da Silva e João Paulo Gama Oliveira nos provocam a (re)pensar o patrimônio educativo, sua constituição, preservação, salvaguarda e desafios, por outro lado, também nos impulsionam a refletir sobre possibilidades de análises e escrita da história, contribuições para a constituição de determinados grupos em dado momento histórico e apresentam provocações para a pesquisa com várias tipologias de acervos, com ênfase nos impressos da escola, como revistas e jornais escolares.
Deste modo, a obra cumpre uma tripla finalidade: 1-Apontar novas perspectivas de estudo da área de história da educação no Brasil, em diálogo com diferentes referenciais teórico-metodológicos no que tange ao trato com distintos acervos com ênfase no patrimônio educativo; 2-Divulgar os resultados de Projetos que conseguiram congregar distintos/as estudiosos/as do assunto que reunidos na Universidade Federal de Sergipe nos dias 22 e 23 de outubro de 2024 debateram, propuseram, refletiram e apontaram tensões existentes nesses campos de disputa que perpassam o passado educacional brasileiro; 3-Suscitar outras pesquisas que nos possibilitem ampliar “Questões para (re)pensar o patrimônio educativo: acervos, espaços de memória e impressos escolares”.
Uma excelente leitura a todos/as!