Trajetórias, Ancoragens e Encontros com a Geografia Cultural

Esta obra é a culminância de 20 anos de trajetórias, ancoragens e encontros do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura – S&C, frutificado pela convergência das pesquisas dos integrantes do Grupo com ancoragens de pesquisadores, fazedores de geografias culturais irradiadas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. É, pois, resultado de uma geografia sensível aos contextos da cultura, constituídos entre as relações de poder e os simbolismos estabelecidos pelo homem no espaço.
No contexto das ancoragens, o Grupo S&C é marcado pelas particularidades dos estudos da cultura: diversidade, ética e compromisso social com aqueles que vivem nos lugares onde a vida acontece em sua complexidade. A atuação dos pesquisadores vinculados ao grupo está ancorada em três linhas de pesquisa: i) Cultura e ambiente, com estudos de percepção, representações e configurações sociais; sustentabilidade; multitemporalidades de lugares, comunidades e tradições. ii) Práticas festivas tradicionais e contemporâneas com foco nas análises sobre as paisagens e os espaços festivos, suas territorialidades, temporalidades e ressignificações; III) Representações espaciais e sustentabilidade, com estudos no campo das espacialidades culturais, do turismo, das manifestações populares e do patrimônio.
No contexto das trajetórias, o Grupo S&C trilhou os caminhos da resistência, conquistando espaços de irradiação de estudos e abordagens a partir do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe – PPGEO/UFS, com a realização de seminários norteados pelas discussões metodológicas da pesquisa qualitativa nos estudos da geografia cultural. As temáticas trazidas impulsionaram encontros e laços externos consistentes e frutíferos com outros grupos de pesquisa, instituições e participação em eventos, com destaque para a aqueles promovidos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – Anpege e, da rede NEER Núcleo de Estudos em Espaço e Representações.
De fato, a construção do título foi cuidadosamente pensada para atender a esse momento festivo, pois, (i) as Trajetórias estão na própria história e memória do grupo de pesquisa, reúne estudantes de mestrado, doutorado e egressos, que dão continuidade e vida ao S&C; (ii) as Ancoragens estão nos atravessamentos e limiares teóricos, metodológicos que permitem a fluidez dialógica da geografia cultural, que une todos os autores participantes; (iii) os Encontros, por sua vez, adensam a partilha e o contínuo processo de diálogo e trocas entre o grupo S&C e os pesquisadores de outras instituições.

Posts Similares