Ao Romper do Século XX: O Município de São Cristóvão por Manuel dos Passos de Oliveira Telles
Este livro é o resultado de uma longa jornada, que atravessa os séculos, corta o tempo e tenta vencer a força voraz da poeira dos arquivos e da crítica destrutiva dos ácaros. Constitui também uma confluência de esforços no sentido de promover a salvaguarda da memória historiográfica de homens e mulheres que pensaram a história em diferentes rincões do Brasil. Assim, historiadores de ontem e de hoje se encontram nas páginas amareladas dos jornais e se unem no intuito de divulgar uma narrativa monográfica acerca da vetusta São Cristóvão, quarta cidade fundada no Brasil e primeira capital de Sergipe.
A referida monografia foi escrita por Manuel dos Passos de Oliveira Telles, pensador da História e bacharel em Direito formado pela Faculdade de Recife em 1885. De acordo com Jackson da Silva Lima, a escrita da monografia se deu ao longo do ano 1900, na virada da centúria, o que expressa a força e pertinência do título “Ao romper do século XX” pensado por Oliveira Telles. Na concepção do pensador da História, o tempo era rompido, rasgado como uma mortalha que passava a criar uma fissura entre as eras pretéritas e o porvir, tingido de esperança pelas pinceladas do ímpeto da modernidade.
Convidamos o leitor a atravessar as cortinas do tempo e a mergulhar nas palavras que enredam uma São Cristóvão errante e mutante, a cidade lida e apreciada pela lente do pensador da História Oliveira Telles. Uma cidade pincelada com traços que buscavam sussurros de justiça, como ecos de uma fênix sufocada nas claustrofóbicas estantes, distantes das mãos humanas e ciente do vindouro mergulho nas águas do esquecimento. Sejam bem-vindos à “cidade peregrina de São Cristóvão”.
Organizadores: Ane Mecenas; Magno Santos e Angélica de Carvalho
ISBN. 978-85-8413-340-6