Guia da Flora do Colégio Estadual Murilo Braga

Este guia é parte dos resultados do projeto “Levantamento florístico das espécies arbustivo-arbóreas em um ambiente escolar no agreste sergipano” que foi desenvolvido por docentes da rede estadual de educação do Estado de Sergipe e estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), os quais participaram do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola – Bolsas IC Jr/SEDUC, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) (Edital FAPITEC/SE/SEDUC/SE Nº 02/2022).
O projeto teve como objetivo conhecer as espécies arbustivo-arbóreas que ocorrem no Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), situado no município de Itabaiana, no agreste sergipano, bem como despertar o interesse dos estudantes pela Botânica e pela pesquisa científica.
O material botânico coletado foi herborizado e incorporado ao acervo do Herbário Didático do Colégio Estadual Murilo Braga (Herbário CEMB). A identificação das espécies ocorreu por meio de consulta à bibliografia especializada e comparação com as exsicatas do Herbário da Universidade Federal de Sergipe (Herbário ASE), disponíveis na rede speciesLink (Cria, 2023).
Este livro apresenta ao leitor, além das fotografias de 25 espécies de plantas arbustivo-arbóreas (e palmeiras) que ocorrem no Colégio Estadual Murilo Braga, informações sobre nomenclatura vernácula (nome popular), nomenclatura científica, família botânica, forma de vida (hábito), origem (nativa ou exótica), endemismo (do Brasil) e a categoria de ameaça de cada espécie, dados verificados no site da Flora e Funga do Brasil (2023), bem como algumas curiosidades sobre as mesmas, obtidas da literatura científica.
Além disso, ao final deste livro encontram-se disponíveis os índices de nomes populares e científicos, para facilitar a busca das espécies, e as referências de onde foram retiradas algumas informações e que podem ser consultadas para maior conhecimento sobre o assunto.
Esta obra pode ser utilizada, em sala de aula, como um recurso didático, e além disso, por ter uma linguagem simples, didática e ilustrativa, contribui com o processo de alfabetização científica não apenas da comunidade escolar como da população em geral.

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