CINEMA E FORMAÇÃO CRÍTICA EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGENS E HUMANIZAÇÃO

Este livro representa o resultado do subprojeto de Língua Portuguesa, O cinema no corpo da escola como prática de humanização e formação crítica, em residência pedagógica do Campus Prof. Alberto Carvalho, em diálogo com o EDITAL Nº 24/2022 da CAPES. A residência pedagógica tem como principal premissa a imersão do aluno de licenciatura em ambiente escolar para que ele vivencie o cotidiano escolar e a sala de aula de forma planejada e sistemática, em acompanhamento com o preceptor e com o docente orientador da IES.
Este proposta interdisciplinar está pautada na oxigenação e desenvolvimento de leituras que problematizam o cinema (com o cinema), como espaço de cruzamentos identitários que dialogam em prol da percepção e valorização da alteridade, da outridade na balança das diferenças.
Tivemos como objetivo habilitar os/as futuros/as professores/as de língua portuguesa (bolsistas e voluntários do RP) em leituras e análises de obras cinematográficas dentro do contexto escolar, apresentando aos discentes, através dos/das residentes, do ensino básico (Ensino Fundamental – anos iniciais) e ensino médio obras cinematográficas. Nesse processo, podemos desenvolver atividades práticas em torno do cinema que visaram a criação, no contexto escolar, de minicursos e oficinas que dinamizar o estudo do cinema como ferramenta continuada das “linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais” (BNCC).
Nesse trânsito, a ideia-ação do subprojeto contou com o apoio expressivo dos profressores-preceptores Luiz Carlos de Souza Santos (Colégio Estadual Murilo Braga/ Itabaiana), Urandi Rosa Novais (Colégio de Aplicação da UFS/ São Cristovão) e Weslaine Farias Santos Silva (Colégio Estadual Armindo Guarná/ São Cristovão), e dos residentes Adriane dos Santos, Guilherme Machado Araujo, Jaine Conceição dos Santos, Mileisse de Souza Santos, Gabriele Emily dos Santos, Wendel Ramos Campos, Chrisna Reis Rodrigues, Daniele Santos Sousa, Vanessa Nazário Santos, Gabriela Mundim Ferrari Diniz, Erivaldo Francisco dos Santos Júnior, Cintia Soares de Moraes, Tálisson da Silva Oliveira, Camila Farias da Silva, Keice Bárbara Santos.
Foi uma satisfação ter participado, pela primeira vez, do Residência Pedagógica e com um projeto em que acredito muito como docente de Letras e de Cinema na Pós-Graduação da UFS. A ideia do livro estava como um dos resultados e produtos do subprojeto e agora se apresenta como realidade. O caminho foi difícil e desafiador, no entanto, este livro e o subprojeto reforçam que o nosso papel de formadores, educadores e pesquisadores ainda está no início de uma reestruturação histórica em prol de uma educação inclusiva, ousada, bem aparelhada, com um olhar mais sensível à outridade, mais afetiva e humanizada. Continuemos!

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