DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL EM SERGIPE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS

Este ebook condecora estudos acadêmicos de pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, da UFS, resultado de experiências e percursos metodológicos que tramitam sobre as possibilidades em se fazer ciência, a partir olhares de desenvolvimento humano, visando abordagens sustentáveis, como o caminho de uma evolução onde todos poderiam sair como vitoriosos, compreendendo-se um pouco mais sobre a evolução entre o ser humano e a natureza nos tempos atuais.
A leitura proposta é um presente, revelador e desafiador para o ser humano, essa mesma leitura é fruto de reflexões e inquietações de pesquisadores que deixaram a mensagem do que poderia ser diferente ou simplesmente possível, para evoluirmos em harmonia: o ser humano, a natureza, o progresso e o bem-estar dos atuais e dos futuros seres vivos.
Milho, papel, plástico, rios, matas, parques, tecidos, energia, preservação, educação, cidade, direitos humanos, meio ambiente, não sabemos se seria possível evoluir de forma sustentável entre tantos meios de desenvolvimento, mas essa obra vem falar para cada leitor que, necessário se faz ampliar nossos olhares para enxergar possíveis mudanças, serão abordagens múltiplas que deixarão a mensagem do se desenvolver pode evoluir como seres vivos.
Sim, a presente obra é uma teia de palavras, repleta de experimentos, observações, coleta e análise de dados, considerações e abordagens. Contudo, essa mesma teia, que estará com você nas próximas páginas, é um verdadeiro enredo, oriundo da visão de estudiosos que sentiram a necessidade de olhar além dos fatos, e então entre palavras demonstrar que desenvolver é expandir, progredir, evoluir e tantas outras ações. Já afirmara Rubem Alves, entre crônicas, quanto à complicada arte de ver, que não é uma coisa natural, não falara em visão dos nossos olhos, mas na capacidade que temos em aprender, haja vista “as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”.
Pois, o presente que iremos desfrutar, a partir das próximas laudas, melhorar os nossos olhos, quando se faz isso com o “olhar” além do sentido de ver, confirma-se que, ainda há tempo de melhorar os nossos olhos, para então evoluir em palavras e novas ações, sob uma ligação sublimar entre dois seres vivos: o homem e a natureza.

Posts Similares