|

História dos Sertões: Intelectuais e Cultura

O presente livro é composto pelos artigos dos participantes do Simpósio Temático 11- Intelectuais, intelectualidade e cultura popular dos sertões, coordenado pelos professores doutores Antônio Zilmar da Silva e Marcos Luã de Almeida de Freitas, do II Seminário Nacional de História Social dos Sertões/IV Jornada de História dos Sertões – Caminhos e sertões: territórios e culturas, realizado em 2021. O simpósio reuniu pesquisadores dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí e Rio de Janeiro. A diversidade de lugares de partida assegurou ao simpósio, e agora ao livro, a possibilidade do encontro com sertões múltiplos.
Entender e vivenciar o sertão como sendo múltiplo e, principalmente, dentro de tensões como mudança e permanência, assegura aos pesquisadores, a possibilidade de identificar e analisar os jogos de representações existentes e como estes são postos em circulação. Somado a isto, contribui para entender como as representações produzem sentidos sobre a região e sobre os seus habitantes, como produzem práticas.
Por ser múltiplo, o sertão é dado a ler através de fontes diversas como literatura, xilogravura, cinema, inquérito folclórico, poema, jornal, disco, almanaque, propaganda, fotografia. Cada uma destas fontes, ao ser analisada pelos pesquisadores, nos permitiu o encontro com o sertão único, com o sertão representado, narrado e vivido por cada intelectual estudado, a exemplo de Celso da Silveira, Ademar Vidal, Patativa do Assaré, Manoel Antônio Coriolano e tantos outros que podem ser lidos ao longo do livro.
Organizadora
Paula Rejane Fernandes
ISBN
978-85-8413-388-8


Posts Similares