|

História dos Sertões: Conexões Coloniais

Este volume 2 da coleção Sertões, caminhos e fronteiras abrange resultados de investigações que versam sobre os sertões coloniais, em suas múltiplas espacialidades circunscritas à América portuguesa. Os capítulos do livro, dessa forma, convidam-nos a recuperar a historicidade dos mais diversos sertões a partir das experiências dos sujeitos que o territorializaram e representaram.
Os sertões aparecem, nesses textos, não apenas como os espaços considerados vazios, incultos, ermos, distantes do litoral. Mas, como espacialidades permeadas pela ação humana, a partir de diversas frentes de investida, no bojo do que se convencionou chamar a conquista e a posterior colonização. Os sertões do Seridó, do rio São Francisco, da Paraíba, do Grão-Pará e Maranhão, de São Paulo, do Ceará, das Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Piauí, são alguns dos territórios sobre os quais os autores e autoras desse volume se debruçam, em suas pesquisas, que cobrem, grosso modo, os séculos XVIII e XIX. Todavia, alguns dos estudos aqui apresentados avançam até o século XX, demonstrando que alguns ecos da colonização se fazem sentir, até hoje, nos processos cotidianos vividos pelas pessoas nos sertões ou na historiografia construída sobre eles.
Originalmente, os capítulos desse livro foram comunicações orais apresentadas durante o II Seminário Nacional de História Social dos Sertões, encontro realizado pelo PPGHC-UFRN, especificamente abrigados nos simpósios temáticos Fronteiras, conexões e impérios: dinâmicas de conquista e ocupação nos diferentes sertões das Américas ibéricas (séculos XVI-XVIII); Territorialidades indígenas nos sertões; Agentes, agências e ofícios administrativos nos sertões do Império luso (sécs. XVII-XIX); Grande sertão d’aquém e e’além mar: caminhos e veredas no Brasil e na África portuguesa.
Organizador
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
ISBN
978-85-8413-397-0


Posts Similares