Histórias da educação em perspectiva: impressos, instituições, disciplinas e patrimônio educativo
Neste âmbito, o presente livro mostra como, quatro décadas depois da publicação de Thetis Nunes, o número de pessoas que buscam pesquisar o passado educacional no Brasil, com ênfase em Sergipe, aumentou e se consolidou, seja na graduação e, sobretudo, na pós-graduação. Articulando a graduação com os Departamentos de Educação e História da UFS, além dos Programas de Pós-Graduação em Educação e o ProfHistória, como também o Centro de Excelência Atheneu Sergipense e o Colégio de Aplicação, foram realizados o “XII Seminário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense: o patrimônio educativo em questão” e o II Workshop “Os jornais estudantis em Sergipe”, ocorridos na UFS em outubro de 2024, de modo que os capítulos que se encontraram aqui foram selecionados a partir dos trabalhos apresentados no evento conjunto.
A ação é fruto do trabalho do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas) e deriva de dois Projetos que se intercalam. Um Projeto de Pesquisa aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes Processo: 404241/2021-2, intitulado como “Os jornais estudantis em Sergipe (1874-1959): práticas educativas pela ótica dos discentes do secundário”, tendo a Universidade Federal de Sergipe como instituição executora em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc/SE). Juntamente com o Projeto aprovado no Edital FAPITEC/SE/FUNTEC Nº 11/2023 – PRAEV EM ÁREAS ESTRATÉGICAS.
Na obra, os/as leitoras encontrarão pesquisas qualificadas na área da História da Educação divididas em três eixos: “Imprensa e impressos estudantis”; “Instituições educativas, disciplinas e intelectuais da educação” e “Patrimônio educativo: espaços de memória, acervos e fontes”.