Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) – Catálogo
Este catálogo é parte dos resultados do projeto “Coleção didática PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais): recurso pedagógico para as aulas de botânica” que foi desenvolvido por docentes da rede estadual de educação do Estado de Sergipe e estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), os quais participaram do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola – Bolsas IC Jr/SEDUC, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) (Edital FAPITEC/SE/SEDUC/SE Nº 02/2022).
PANC é o acrônimo de “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, ou seja, plantas que possuem uma ou mais partes (ou derivados dessas partes) que podem ser utilizadas na alimentação humana, mas que não fazem parte dos nossos hábitos alimentares (Kinupp; Lorenzi, 2021). Elas podem ser nativas ou exóticas, cultivadas ou espontâneas, e estão à margem da cadeia produtiva, sendo, portanto, desconhecidas pela maioria da população (Sartori et al., 2020).
O projeto teve como objetivo produzir uma coleção herborizada de PANC para ser utilizada como recurso didático pelos docentes do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB) nas aulas de botânica, bem como despertar o interesse dos estudantes pela botânica e pela pesquisa científica.
O material botânico coletado foi incorporado ao acervo do Herbário Didático do Colégio Estadual Murilo Braga (Herbário CEMB). A identificação das espécies ocorreu por meio de consulta à bibliografia especializada e comparação com as exsicatas do Herbário da Universidade Federal de Sergipe (Herbário ASE), disponíveis na rede speciesLink (CRIA, 2023).
Esta obra apresenta ao leitor fotografias de 30 espécies de PANC, acompanhadas dos nomes populares, nome científico, família botânica, forma de vida (hábito) e origem de cada espécie, dados verificados no site da Flora e Funga do Brasil (2023). Também constam informações sobre a parte da planta utilizada e seu uso culinário, obtidas da literatura científica (Kinupp; Lorenzi, 2021). Ao final deste livro encontram-se disponíveis os índices de nomes populares e científicos, para facilitar a busca das espécies, e a bibliografia consultada.
Por possuir uma linguagem simples, didática e ilustrativa, este catálogo pode ser utilizado em sala de aula, como um recurso didático, contribuindo com o processo de alfabetização científica dos estudantes.