“Temos Orgulho de Estudar Neste Colégio” – Práticas Educativas, Memória e Arquitetura Escolar no Colégio Tiradentes de Sergipe (1962-1967)

Os professores Indayane Gomes da Silva e Cristiano de Ferronato trazem à luz o resultado de uma primorosa pesquisa sobre uma das principais instituições educacionais particulares do Brasil, a Universidade Tiradentes, que iniciou como o Colégio Tiradentes. Organizado em uma introdução e dois capítulos, o texto nos apresenta a prática pedagógica, o perfil dos alunos e professores, a disciplina escolar, o currículo, os métodos de ensino empregados, dentre outras facetas. Apresenta também os protagonistas e suas ações no período dos 10 primeiros anos de sua existência, a estrutura física, a equipe docente, os projetos pedagógicos, os estudantes.
A pesquisa ainda apresenta fontes diversas, ricas imagens físicas e eletrônicas do Colégio Tiradentes, da cidade de Aracaju, de professores, documentos da instituição, entrevistas com ex-alunos e professores. Além disso, nos brinda com a criação e disponibilidade de um artefato tecnológico da planta digital com uma riqueza de detalhes, a partir de depoimentos de participantes, demonstrando como era o Colégio em sua arquitetura, as cores das paredes, os azulejos, a disposições dos móveis.
Os resultados desta primorosa investigação demonstram como a trajetória do Colégio Tiradentes, os protagonistas e sua cultura escolar estão integradas à História da Educação de Sergipe e do Brasil, posto que, durante décadas, contribuiu na formação de uma elite de profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Posts Similares