TURISMO EM ESPAÇOS RURAIS: Caminhos, Desafios e Perspectivas
Se este livro fosse uma viagem, seu ponto de partida seria um diálogo entre mentes inquietas, professores que, em agosto de 2021, compartilharam o desejo de desvendar os intrincados caminhos do turismo, sobretudo aqueles menos trilhados pelo turismo de massa, aqueles que se entrelaçam com a essência rural. Assim nasceu a ideia, germinada no solo fértil do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), movido pela pulsante curiosidade de explorar o turismo no contexto específico do Nordeste, do Maranhão e, em particular, do Baixo Parnaíba Maranhense.
As páginas que agora se desenrolam diante de vocês emergem deste ponto de origem, cultivado pelo árduo trabalho do GEPEMADEC, cujas linhas de investigação — Turismo – Dinâmicas e Práticas Sociais, Ambiente e Mundo Rural; Cultura, Poder, Imagem, Representações Espaciais e Transversalidades com o Turismo; e Imaginário, Meio Ambiente e Cultura – forneceram a bússola para este projeto.
O apelo público teve ampla repercussão e reuniu mentes pensantes, investigadores e investigadoras e pessoas inseridas no tecido do turismo. A resposta foi um coro de diversas vozes, vindas de diferentes áreas, cada uma contribuindo para a tapeçaria única que agora se desenrola. Este livro não é apenas um repositório de conhecimento. É um testemunho da convergência de ideias e esforços, um ponto de confluência onde a academia encontra as complexidades do turismo rural.
Os textos produzidos pelo grupo sobre decolonialidade, afrocentrismo, imaginários, turismo em zonas quilombolas, relações rural-urbanas e teorias do bem viver tornaram-se fundamentos teóricos, ampliando horizontes e oferecendo novos prismas de análise. Aqui a liberdade de pensamento foi soberana, refletida na diversidade de métodos e metodologias escolhidas pelos autores.
Este não é um livro que se fecha nas fronteiras do Maranhão ou do Nordeste, mas um convite à contemplação de terras distantes. A pandemia, ao impor desafios e aumentar a carga de trabalho, também inspirou adaptações estratégicas.
A democratização da produção científica também se revela aqui. Alunos talentosos, em parceria com seus orientadores e colaboradores, ganharam espaço, contribuindo para uma visão mais holística do turismo rural. O livro se desdobra em nove capítulos, cada um uma peça única, mas todos conectados pelo fio condutor da ruralidade, enfatizando a diversidade de espaços, biomas e comunidades.
A jornada se inicia com uma análise profunda e interdisciplinar, centrada no turismo como eixo articulador. Nesse percurso, o livro nos apresenta em nove capítulos as diversas paisagens e cenários oferecidos pelo território maranhense, guiados pelos olhares perspicazes dos pesquisadores. São abordadas questões ambientais, sociais, econômicas e políticas, examinadas por meio de uma riqueza de enfoques que conectam tanto o conhecimento das ciências humanas quanto o da natureza. Estes não apenas enriquecem a compreensão, mas também desempenham um papel crucial na formulação de políticas públicas estaduais. Dessa maneira, reivindicamos o papel da academia na orientação dos rumos que uma nação, dotada de uma multiplicidade cultural, deve traçar diante dos desafios do século XXI.
Cada capítulo é uma peça de um quebra-cabeça, mas este livro é mais do que a soma de suas partes. É um convite à reflexão, um guia para professores e pesquisadores, uma inspiração para os estudiosos do turismo rural. Que estas páginas sirvam como farol em terras pouco exploradas, iluminando caminhos para novas descobertas e entendimentos. Que este compêndio seja uma contribuição valiosa para aqueles que buscam desvendar os segredos do turismo rural, trazendo luz aos recantos menos explorados de nossa terra.