CADEIA PRODUTIVA SUSTENTÁVEL: ECOSSOCIOECONOMIAS
NO SETOR AGROALIMENTAR

O livro “Cadeia produtiva sustentável: ecossocioeconomias no setor agroalimentar” é parte de uma série de três livros que versam sobre as cadeias produtivas sustentáveis e suas relações com as ecossocioeconomias. É fruto da atuação dos grupos de pesquisa Núcleo de Ecossocioeconomia (NEcos), Núcleo de Políticas Públicas (NPP) e do “Projeto Ceres: conexões entre estudos regionais em perspectiva socioambiental”, com financiamento do edital Mobilidade, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do estado de Sergipe (FAPITEC) em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo o objetivo de identificar bases comuns nas políticas públicas das cidades envolvidas a partir de experiências concretas.
A obra, composta por sete capítulos e envolvendo vinte e um autores de diversas instituições brasileiras, apresenta cases de experiências demonstrativas ecossocioeconômicas relacionadas à cadeia produtiva sustentável no setor agroalimentar e discussões correlatas.
O livro representa uma adição aos estudos sobre cadeias produtivas sustentáveis agroalimentares, lançando um olhar às práticas e experiências na perspectiva das ecossocioeconomias, abordando questões essenciais de sustentabilidade. Ao explorar tópicos como ecogastronomia, agricultura familiar ecológica, gastronomia social e gerenciamento de cadeia de suprimentos sustentável, o livro pretende contribuir para a compreensão das interconexões complexas entre ecossistemas, sociedade e economia no contexto agroalimentar. Ao fazê-lo, não apenas oferece insights para acadêmicos, pesquisadores e formuladores de políticas, mas também anseia inspirar uma reflexão mais profunda sobre como podemos moldar um futuro mais sustentável para a produção e consumo de alimentos e para a sociedade como um todo.

Posts Similares