Educar, curar, salvar: uma ilha de civilização no Brasil tropical

A pesquisa investiga o projeto civilizador de missionários presbietiranos norte-americanos no interior do Brasil a partir do final do século XIX, atuando em três frentes – religião, educação e saúde. A autora concentra-se em sua ação educacional, estudando práticas e representações que constituíram o programa de educação secundária do Instituto Ponte Nova na cidade baiana de Wagner, localizada na Chapada Diamantina. Além co colégio, foi organizado uma igreja, a primeira escola de enfermagem da Bahia e o Grace Memorial Hospital. No distante sertão baiano, aquele grupo religioso implantou um modelo escolar organizado em torno de preceitos religiosos. Nele, o pragmatismo norte-americano foi utilizado como princípio filosófico e como método, dando-lhe a característica feição de possibilitar a interação do homem com seu meio, fosse o físico, fosse o cultural. Essa escola religiosa implantada no meio rural acionava, portanto, a religião, a ciência e a saúde como componentes específicos do seu modelo educacional, preparando evangelistas, técnicos agrícolas, professoras e enfermeiras.
Vendas:
Livraria Escariz
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