‘ESCRITAS DE SI’: MEMÓRIAS ESCOLARES E DE FORMAÇÃO DOCENTE
As memórias do passado são construções influenciadas por aspectos mentais, sociais e culturais, moldadas por instituições como a família, a escola e a religião. Elas são evocadas por meio da linguagem e dos valores do tempo vivido, sempre filtradas por escolhas (conscientes ou inconscientes) sobre o que lembrar ou esquecer. A memória, portanto, é um campo de disputas simbólicas que oscila entre lembrança e esquecimento, trauma e ficção. Ao acessar essas lembranças, revisitamos nossa formação, identidade e os chamados lugares de memória, que ajudam a reconstruir sentidos coletivos com base na afetividade, na crítica e na seleção pessoal.
Foi com esse olhar que se propôs, no âmbito da disciplina “História da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, transformar as memórias autobiográficas dos mestrandos e doutorandos em artefatos pedagógicos, os “Escritos de si”. O exercício de escrita permitiu a construção de sentidos sobre trajetórias escolares, por meio de metodologias, fontes e vivências formativas. Os textos, refinados em sensibilidade e consistência, revelaram um processo intenso de revisitação emocional, repleto de saudades, perdas e descobertas. Viagens às escolas, entrevistas e pesquisas familiares deram corpo a essas memórias afetivas, que emocionam e enriquecem o coletivo com a diversidade de experiências e saberes compartilhados.