Oceana: As mulheres da Ilha do Sal ou O cuidado como um princípio da Natureza
Este livro traz reflexões e experiências sobre a encantadora jornada de estudar, compreender e defender o mar, além de explorar o encontro entre oceanologia e a arte.
É com grande satisfação que lhes apresento este livro, que representa uma abordagem única resultante de uma mente brilhante e apaixonada pelo mar. Conheço a Priscilla há anos, desde os nossos primeiros passos no mundo da oceanografia, desde então, nossa jornada tem sido um ciclo intercalado de projetos, olhares ao mar e uma amizade que, como as marés, permanece constante. E posso dizer que ela sempre teve uma visão única e inspiradora sobre a relação entre o ser humano e o oceano.
Este livro é uma imersão na jornada da Priscilla, que se entrelaça com reflexões sobre comunidades costeiras, encontros com marisqueiras e uma profunda relação entre a espécie humana e seu entorno. Ao compartilhar essas experiências, ela nos convida a um mergulho colorido e alegre, como a vida no mar de dentro, alertando-nos, sobre a irreversibilidade dessa jornada.
A leitura, nos convida a refletir sobre a importância da educação oceânica e da construção social do mar como um elemento fundamental em nossas vidas. A autora nos apresenta uma visão interdisciplinar, que une a oceanografia e a arte, para nos ajudar a compreender a complexidade desse ecossistema tão fascinante.
Através da arte, a autora busca sensibilizar as pessoas para a importância do oceano e da sua conservação, utilizando o vídeo autoral “Lulu, a encantadora de aratu”, como exemplo. A obra retrata o dia a dia das mulheres da Ilha Mem de Sá – SE, e suas atividades de mariscagem, além de destacar a manifestação cultural da ilha, o samba de coco, que está em vias de desaparecimento. Através da arte, busca dar visibilidade a essas questões e sensibilizar as pessoas para a importância da conservação do oceano e da cultura marinha.
Além disso, aborda as relações ecológicas e humanas na tentativa de promover um equilíbrio dinâmico na convivência com o oceano. Ela nos convida a refletir sobre a importância do cuidado e da responsabilidade individual e coletiva na preservação desse ambiente tão precioso.
É uma obra que certamente irá inspirar e motivar os leitores a cuidarem e apreciarem ainda mais a beleza e a importância dos oceanos em nossas vidas.
Ao finalizar este prefácio, meu desejo é que você, caro leitor, embarque nesta jornada com a mente aberta e o coração curioso. O oceano nos convida a uma compreensão mais profunda de nossa relação com a natureza e nos desafia a agir, não apenas como indivíduos, mas como uma comunidade consciente e responsável.
Mares tranquilos, bons ventos e que este mergulho nas palavras da Priscilla seja tão enriquecedor quanto as profundezas azuis que ela tão amorosamente explora.